(15) 99607-9840
(15) 3305-4677

Tipos de poços

Poços em solo e sedimentos

São perfurados pelo método rotativo e devem possuir diâmetros de parede mínimos para acondicionar os revestimentos (filtros e tubos lisos) e pré-filtros. O pré-filtro é composto por um pedrisco selecionado instalado entre a parede do poço e a tubulação do revestimento. As entradas de água estão associadas às camadas mais permeáveis onde são instaladas as seções filtrantes. 
Do início ao fim do projeto, a Hidrolle utiliza o Sistema de Perfuração de acordo com o terreno e estrutura do mesmo. 

Poços em rocha

São poços perfurados pelo sistema roto-percussivo. A perfuração normalmente é feita em rochas duras e as entradas de água estão associadas à falhas, fratura e fissuras pré-existentes e secundariamente em poros dos arenitos e conglomerados. 
Nesse tipo de projeto, a primeira fase se concentra em camadas de rochas inconsistente com o sistema de perfuração com circulação de lama. Forma-se uma proteção na parede para evitar desmoronamento e expelir material indesejado para fora do poço. 

Sistema de perfuração com circulação de lama

Com polímeros e betonite, a Hidrolle prepara um tipo de pasta especial que é utilizada na sondagem nas camadas sem solidez. 
A função dela é de formar uma proteção para evitar desmoronamento e expulsar todo material indesejado que foi gerado durante a perfuração. 

Perfuração pelo sistema rotativo

Esse método é utilizado para perfuração em solos sedimentos e rochas decompostas. Utiliza-se um fluido estabilizador para que não ocorra desmoronamento ou erosões das paredes do poço. 

Perfuração pelo sistema roto-pneumático

Esse método é utilizado em rochas duras como granitos, gnaisses, basaltos, etc. 
O fluido de perfuração é composto por ar comprimido, água e detergente neutro (utilizado para se obter uma limpeza mais rápida). Esse método quando aplicado, em geral não necessita de fluidos estabilizadores ou tubulações de revestimento. 

Confirmação de rocha

A Hidrolle utiliza métodos avançados para confirmar a consistência da rocha ou sã. Esse processo é de extrema importância, pois evita contaminações. Ao identificar, a obra recebe tubo de revestimentos que servem para isolar o aquífero freático que fica próximo da superfície. 
Em alguns casos, quando a rocha não possuí a consistência suficiente, pode se estender o tempo de confirmação para que o projeto seja revestido com segurança. Nesse processo, a quantidade do material utilizado pode ser alterado em relação ao projeto inicial. 

Etapas da contrução

Água é fonte de vida. Sem ela nosso planeta seria apenas mais um planeta. Graças à ela temos mais verde, temos alimento, temos vida. Ter um poço artesiano em sua propriedade é um grande diferencial. Mas é preciso contratar uma empresa séria e que tem potencial para oferecer o melhor. Se você pretende contruir ou fazer manutenção em seu poço, a Hidrolle oferece o que há de melhor.

Revestimento

A Hidrolle utiliza métodos avançados para confirmar a consistência da rocha ou sã. Esse processo é de extrema importância, pois evita contaminações. Ao identificar, a obra recebe tubo de revestimentos que servem para isolar o aquífero freático que fica próximo da superfície. 
Em alguns casos, quando a rocha não possuí a consistência suficiente, pode se estender o tempo de confirmação para que o projeto seja revestido com segurança. Nesse processo, a quantidade do material utilizado pode ser alterado em relação ao projeto inicial. 

Isolação sanitária

Projetos que há necessidade de isolação sanitária. 
Quando, no projeto inicial, exista a previsão de contenção de desmoronamento ou perda de fluído durante a perfuração com o sistema de lama. Outro caso em que há necessidade é, quando existe um histórico de contaminações de fontes contaminadas próximas à obra. E por último, quando precise de modificações no projeto. 

Reabertura

Sempre que for identificado fraturas ou fragilidade que podem comprometer a estrutura e resultar em desmoronamento, que impeçam a perfuração ou uso do poço. Quando houver a necessidade de tubos de isolamento sanitário de maior diâmetro, a reabertura se torna inevitável. Além disso, ocorrem fatore geológicos que podem determinar a reabertura. 

Desenvolvimento do poço

Quando utilizados filtros e pré- filtros. Bombeamento compressor e bombas submersa, retira- se a lama com o objetivo de limpar a passagem e aumentar o volume de água.

Laje de proteção e cimentação

A Hidrolle também realiza o serviço de isolamento. Cimentação entre as paredes do poço e do tubo de revestimento. Além disso, é feita a proteção da laje sanitária.

Teste de vazão

Seguindo as normas da ABNT e os padrões DAEE a Hidrolle realiza o teste de vazão. 
O teste de vazão é norma do DAEE para regularização. Também serve para o dimensionamento exato do conjunto de bombeamento evitando gastos desnecessários com energia elétrica. 

Análise da água

Comprometida com a qualidade, a Hidrolle reconhece a importância da análise de água. Seguida do teste de vazão, coletamos amostra da água que é enviada ao laboratório para identificar o quanto ela é potável e suas características. 

Filtro e pré-filtro

O filtro tem a função de permitir que a água entre no poço sem a perda excessiva de carga, impedir a passagem de material fino durante o bombeamento, e servir como suporte estrutural, sustentando a perfuração no referido material. 

Bombeamento

É a retirada da água de um poço por meio de uma bomba. O ensaio de bombeamento objetiva-se a determinar a vazão de retirada do poço, utilizando-se o equipamento de bombeamento adequado para sua extração, permitindo ainda a determinação dos parâmetros hidrodinâmicos do aquífero e das perdas de carga no poço e no aquífero.